Qual o melhor dia e horário para enviar e-mail marketing?

Todo mundo sempre me pergunta: Qual o melhor dia e horário para enviar e-mail marketing? A resposta certa é… Todo dia a qualquer hora, ou se preferir: Nenhum ou todos.

Qual o melhor dia e horário para enviar e-mail marketing?

Certa vez, por volta de 2005-2006, uma pessoa do mercado de e-mail marketing, deu uma entrevista para renomado meio de comunicação, de bom alcance local, e disse com todas as palavras algo parecido com isto:

O melhor dia e horário de envio de e-mail marketing é na terça-feira depois do meio-dia.

Estava então criado o mito. Era o melhor dia e horário para o envio sim, naquela época a empresa tinha o menor uso de seus servidores neste dia e horário! Funcionou muito bem por algum tempo. Mas explicarei melhor.

Cada empresa de envio tem suas demandas, cada nicho de empresa que envia tem suas particularidades, cada dia da semana tem suas próprias escalas e cada horário tem maior ou menor probabilidade de ser utilizado para envio.

Temos fatos sobre os envios de maneira genérica:

  • Poucos e-mails são enviados nos finais de semana.
  • Terça tem mesmo uma quantidade maior de envios.
  • Pela ordem quinta-feira e quarta-feira também são bons dias para envios;
  • Sexta-feira tem uma de cliques maior.
  • Cerca de 23,8% dos e-mails é lido na hora seguinte após ser recebido.
  • Após 24h do horário do envio é possível que o e-mail não seja mais lido.
  • Existe um abismo na taxa de abertura entre 22h e 9h da manhã.
  • Mesmo assim os melhores horários pela média são: 10h, 20h, 14h e 6h.
  • É importante lembrar que temos fuso horários diferentes.
  • Envia e-mails durante o horário de almoço tem tido bons resultados no geral.
  • Nos EUA alguns horários como o período entre 8h-10h e 15h-16h produzem os melhores resultados de CTR cerca de 6% maior.
  • E-mails informativos tendem a ter mais sucesso pela manhã, e-mails que exigem respostas tendem a ter mais sucesso à tarde.

Com relação aos dados acima, são particularmente comuns. Mas é importante ficar claro que você precisa utilizar os seus dados. Pode sim se basear nos dados acima, mas tenha em mente que é o seu mercado, o seu nicho, os seus clientes, a sua ferramenta de envio. Teste seus envios e observe os relatórios, os hábitos de leitura variam muito.

Embora alguns marketeiros digam que dá mais resultado enviar durante o horário mais movimentado, faz sentido você testar o seu mercado. O resultado pode ser ainda melhor para você.

Eu particularmente recebo muitos e-mails diariamente. Nos horários que finalizo as principais tarefas do dia, me dou um pequeno intervalo para ler e responder aos e-mails mais imediatos. Os que recebo e tenho interesse ou mantenho na caixa de entrada ou clico e armazeno o link de destino para consulta posterior, normalmente a noite ou cedo da manhã quando acordo.

Mas este é o meu método, minha abordagem, para resolver meu problema.

Então você deve ter percebido que o horário de envio pode ser um item a mais para utilizar no teste A/B né?

Alguns dos maiores enviadores tem muitas estatísticas a respeito dos envios, inclusive classificando por tipo de indústria e seus melhores resultados. Se utilizar alguma destas ferramentas procure por estes dados e aproveite as dicas.

E para fechar

Não existe o melhor dia e nem o melhor horário para envio de e-mail marketing. Você precisa descobrir o que fica mais adequado para seus usuários, seu nicho de mercado, e observar. Não tem fórmula mágica!

Photo credit: ToniVC via Foter.com / CC BY-NC-ND

Gustavo Tagliassuchi

Velha ave de rapina, estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, profundo admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *