Um assistente digital para responder automaticamente perguntas de usuários humanos em portais corporativos

Lizandro Kirst da Silva
Daniel Ribeiro Brahm
Gustavo Tagliassuchi
Stanley Loh

ADS Digital Ltda:
www.adsdigital.com.br

Resumo:
O presente trabalho procura minimizar os problemas relativos à busca de informações em Portais Corporativos com o uso de um assistente digital (AD). Um AD é uma ferramenta de auxílio ao usuário capaz de encontrar informações relacionadas a um assunto de maneira rápida, intuitiva e eficaz. Um AD interage com usuários humanos através de um navegador Web (browser), recebendo perguntas textuais e respondendo automaticamente (sem intervenção humana) a estas perguntas com base em conhecimento previamente armazenado. A principal vantagem do uso de AD’s em Portais de Gestão do Conhecimento está no ganho de tempo, uma vez que o usuário encontra a informação num único local (não precisa passar por várias páginas Web) e utilizando sempre a mesma forma (perguntas em linguagem natural).

Este artigo apresentará a funcionalidade do AD proposto, bem como as técnicas empregadas para sua implementação. Também serão discutidas aplicações de uso e apresentado em detalhes um estudo de caso onde o assistente já está sendo utilizado.

PDF: artigo-iskm-2003-ad

Gustavo Tagliassuchi

Velha ave de rapina, estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, profundo admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *